segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Delicioso Bolo de Chocolate Vegano

Bolo de Chocolate Vegano


 Eu sou vegetariana, não vegana, mas não gosto de ovo. Ele me faz mal, portanto tento substituir ou experimentar receitas que não o usem. Algumas receitas são delicadas, como suflê, por exemplo.  Eu não costumo fazer bolos porque não os como muito, não sinto falta. Mas, às vezes, precisamos, para alguma visita ou comemoração. O meu preferido era um de fubá com laranja... até descobrir esse bolo de chocolate, macio, molhadinho, delicioso!

Ingredientes para a massa:

  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/4 de xícara de cacau em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher (chá) de fermento químico em pó
  • 1/4 de colher (chá) de sal
  • 3/4 de xícara de açúcar demerara (ou cristal)
  • 1 xícara de água (em temperatura ambiente)
  • 1/4 de xícara de azeite de oliva (ou outro óleo vegetal)
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)
  • 1 colher (chá) de vinagre de maçã
Ingredientes para a calda:

Eu fiz a cobertura de brigadeiro mesmo, mas posto aqui a receita original para a cobertura, que acompanhava a receita do bolo.

  • 1 xícara de açúcar demerara (ou outro)
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1/2 xícara de água
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
Modo de Preparar o bolo:

  1. Normalmente as receitas pedem que pré aqueça o forno enquanto prepara a massa. Eu confesso que ligo o forno na hora em que estou colocando a massa na forma... Mas deixo a recomendação oficial, para quem prefere seguir mais ao pé da letra.
  2. Em uma vasilha grande, peneire a farinha de trigo (novamente, peneirar é a recomendação original, que eu não sigo), o cacau em pó, o bicarbonato de sódio, o fermento químico em pó e o sal. Em seguida, adicione o açúcar demerara e misture.
  3. Adicione a água e o azeite (ou outro óleo vegetal) e misture bem, até obter uma massa lisa. Adicione o extrato e baunilha (opcional) e o vinagre de maçã e incorpore.
  4. Distribua a massa na forma previamente preparada e reservada. Leve o bolo para assar por cerca de 55 minutos. Para saber se está pronto, insira um palito. Ele deverá sair seco.
  5. Tire do forno, deixe esfriar e desenforme. Se for desenformar, a cobertura será colocada apenas após esse momento. Se tiver feito em algum refratário ou forma de tirar o fundo, a cobertura pode ser colocada com o bolo ainda quente. Como eu gosto de muita cobertura, normalmente faço furos na superfície, com um garfo, antes de cobrir. Isso fará com que a calda penetre melhor na massa.

Modo de Preparar a calda:

  1. Adicione o açúcar, o cacau em pó e a água em uma panela e fogo médio e misture. Quando levantar fervura, adicione o óleo de coco e continue mexendo até obter a consistência desejada. Você pode testar em uma louça fria: pingue um pouco da calda e, se estiver consistente, estará pronta para uso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário