domingo, 31 de outubro de 2021

Licor Amaretto di Saronno

 Licor Amaretto di Saronno


Essa receita vem da Itália. Amaretto é um tradicional licor de amêndoas muito apreciado naquele país... e por aqui também. Antes de tudo, vale lembrar que existem variações da receita. Uma delas é no ingrediente principal. As amêndoas podem ser substituídas por por sementes de nêspera, que é a versão que fiz para testar esta receita. Outra variação é na bebida alcoolica que será usada. Normalmente as receitas italianas sugerem que seja feito com álcool de cereais, mas o teor alcoolico é muito alto, então, às vezes faço com cachaça ou acrescento água ao álcool para não ficar tão forte. A proporção varia de acordo com a graduação do álcool e com o seu gosto. Eu coloco uns 10% da quantidade (se a receita manda colocar 1litro, faço 900 ml de álcool e 100 de água). Vale testar. 

E por falar em testes, para verificar se a receita era boa eu fiz dois testes, duas versões: uma com álcool de cereais e a outra com cachaça. 

A receita original manda descascar as amêndoas. Como eu fiz com sementes de nêspera colhidas do jardim, a opção de comprar já descascadas estava fora de cogitação. Para a parte feita com álcool eu descasquei a quantidade de sementes necessárias. Levei 3 horas nessa tarefa. Então resolvi testar também essa parte e, para a porção com cachaça, fiz com as sementes completas, com casca e tudo. O resultado final foi uma variação na cor. Ambas as versões ficaram deliciosas e aromáticas. A sem cascas adquiriu uma coloração mais límpida enquanto que a com cascas obteve uma coloração levemente castanha. Então, se você não tiver muito tempo para ficar descascando e não se importar com a diferença de cor, deixe as cascas que o resultado será ótimo do mesmo jeito. Pelo menos com as sementes de nêspera. Qualquer hora faço o mesmo teste com as amêndoas.

Na foto podemos observar a infusão das sementes
e a diferença na coloração final


Ingredientes:

250 gr de amêndoas sem casca (ou sementes de nêspera)

500 ml de álcool de cereais (90%) ou cachaça de boa qualidade

500 ml de água

350 gr de açúcar


Modo de preparar:

Triture as amêndoas de forma grosseira, com a ajuda de um processador ou liquidificador. Coloque as sementes trituradas dentro de um vidro e cubra com o álcool. Feche bem e deixe descansar por um mês em local protegido do sol ou excesso de luminosidade.

Após esse período, prepare o xarope misturando a água e o açúcar em uma panela de ágata ou vidro (preferencialmente, mas pode utilizar a que tiver). Leve a mistura ao fogo. Quando começar a ferver, aguarde cerca de 20 minutos, observando vez ou outra, pois deve ter a consistência de xarope, também dita "de fio". Atingido o ponto, desligue o fogo e espere esfriar. Enquanto isso, coe a mistura alcoolica em coador de tecido ou peneira fina. Quando o xarope estiver frio, misture os dois líquidos. 

Esterilize garrafas com água fervente (cuidado, coloque-as sobre uma tábua ou outra superfície para não estourarem com a temperatura), depois deixe-as escorrer bem. Despeje o licor nas garrafas, tampe e vede bem. Mantenha as garrafas ainda protegidas da luz por um período de três meses. Transcorrido esse tempo, pode saborear à vontade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário